Veja-se a utilização das redes sociais pelos candidatos à Presidência da República.
Cavaco Silva
http://cavacosilva.pt/
Defensor Moura
http://www.defensormoura.com
Fernando Nobre
http://www.fernandonobre2011.com/
Francisco Lopes
http://www.franciscolopes.pt/
José Manuel Coelho
http://coelhopresidente.wordpress.com/
Manuel Alegre
http://www.manuelalegre.com/
Fonte: Autarquia Digital via cibertransistor.com
Aqui está a prova de que mais não é necessariamente melhor.
O candidato Cavaco Silva está em todas as “grandes” redes sociais, mas os resultados ficam muita aquém do que seria de esperar. Senão vejamos:
Twitter – 1323 seguidores (0,2% dos total de utilizadores em PT) com muito poucas interacções com os seus followers. Aliás se pesquisarmos por hashtags relacionadas com o candidato Cavaco a maior parte delas são negativas. Aliás, curiosamente, uma das Hashtag mais populares dos últimos tempos é #Cavaconunca. Comparem com a hashtag #fernandonobre
Flickr – inexpressivo. Muito poucos views, praticamente nem um comentário (mesmo que fosse negativo). A minha mulher tem mais sucesso no Flickr.
YouTube – Tirando o vídeo de apresentação da candidatura (que obteve 1101 views) a maior parte dos vídeos quase ninguém os vê (menos de 150 views por video). Os vídeos do Fernando Nobre são mais vistos que o do actual presidente (202 por video).
Sapo Video – É melhor nem falar. Seria de esperar que pelo menos os militantes do PSD fossem ver os videos do “seu” presidente.
Foursquare – Basicamente os eleitores não querem saber onde anda o Candidato (140 amigos), logo nas interacções temos: DAYS OUT 16, CHECK-INS 27, THINGS DONE 2 (2 ????! – Só fez 2 coisas?).
Ou seja, não sei quem vai ter de prestar contas relativamente ao budget que está a ser gasto na campanha de Cavaco Silva, mas acredito que não seja pouco para gerir todas estas redes e conteúdos, mas sinceramente, o resultado (pelo menos em algumas delas) não está a ser nada famoso.
Gostaria muito de ter acesso às verbas para comparar no dia 23 com o ROI dos candidatos.
Segundo as sondagens de hoje Cavaco Silva vencerá na 1ª volta, mas certamente não será pela influência das Redes Sociais.
Para se fazer qualquer análise tem que se ser factual: A conta de Cavaco Silva no Twitter pelo menos repondeu/interagiu com os seus seguidores coisa que mais nenhuma conta fez. A # a ser seguida será a #presidenciais e nenhuma outra pois essa foi a que a comunidade Twitter em PT escolheu.
Quanto ao Foursquare só o desconhecimento daquela rede social perdoa a análise.
Quanto ao twitter não concordo. A comunidade twitter não escolheu apenas a hash presidenciais, a #cavaconunca é prova disso, foi a 3a mais usada na ultima semana.
Em relação ao foursquare o conhecimento é suficiente para fazer um trocadilho (2 things done), ironia também é o meu forte. Mesmo assim o facto esta lá bem escarrapachado: ninguém esta interessado nos check-in’s que o candidato faz.